08 Dezembro

Santa Casa de Maringá recebe pacientes ostomizados

A Santa Casa de Maringá realizou nesta sexta-feira, 8, um encontro com pacientes ostomizados usuários do plano Santa Casa Saúde e profissionais da saúde do hospital. O evento foi realizado no Auditório Dom Jaime Luiz Coelho.

O Grupo de Atenção à Pessoa Ostomizada (GAPO) proporcionou um momento de conversa e troca de experiência entre pacientes e equipe médica.

Os pacientes ostomizados são aqueles que têm uma má formação congênita, tumores intestinais, doença inflamatória intestinal, traumas abdominais, entre outras, que passam por procedimento cirúrgico para a abertura de um orifício, conhecido como estoma, para a sala de fezes ou urina.

Participaram do encontro o supervisor de enfermagem, João Paulo Hernandes, os enfermeiros Estomaterapeutas, Caio Soares e Marta Rosangela, de Bortoli Porto e a nutricionista Izabellye Alexandrina Doratiotto.