17 Outubro

Santa Casa abre Semana de Cuidados Paliativos

Na Semana de Cuidados Paliativos, realizada de 16 a 20 de outubro, a Santa Casa de Maringá promove várias ações de discussão sobre a temática dos Cuidados Paliativos.

Desde a segunda-feira, 16, a Comissão de Cuidados Paliativos estão passando nas alas de internação adulto promovendo a sensibilização in loco de todos os profissionais que atuam no atendimento aos pacientes.

Nesta terça-feira, 17, foi realizada a abertura oficial da Semana de Cuidados Paliativos, com a presença dos membros da diretoria da Santa Casa de Maringá e de colaboradores.

O diretor presidente da Santa Casa de Maringá, Irmão Rafael Carregosa, destaca a importância de falar sobre os cuidados paliativos. “Nós não somos preparados para conviver com a morte, somente com a vida. A ‘beleza’ da morte é quando em vida deixamos um legado, fazendo e plantando o bem e nos transfiguramos para a vida eterna. Dentro de um hospital podemos praticar os cuidados paliativos, acolhendo, tratando da melhor forma possível e evitando que os pacientes sintam dor”.

A coordenadora médica da Comissão de Cuidados Paliativos, Tessia Paschoalin Palmieri, explica o objetivo de colocar a ação em prática. “Cuidados paliativos cuida da pessoa e não da doença, então temos que reforçar que é um cuidado para todos. Temos que transformar os últimos tempos de vida do paciente em uma fase leve”.

Ainda nesta terça-feira a psicóloga e coordenadora da Comissão de Cuidados Paliativos, Bruna Portes Maciel proferiu uma apresentação com o tema: “Cuidados Paliativos - Um Resgate da Dignidade Humana".

Na quarta-feira, 18, e sexta-feira, 20, serão realizados dois mini-cursos sobre Hipodermóclise, com a coordenadora médica da Comissão de Cuidados Paliativos, Tessia Paschoalin Palmieri. Ainda na sexta-feira o encerramento da Semana dos Cuidados Paliativos será na missa, realizada na Capela da Santa Casa de Maringá.