28 Setembro

CIHDOTT apresenta trabalho no Congresso Brasileiro de Transplantes

A enfermeira e coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da Santa Casa de Maringá, Renata Manholer, apresentou nessa semana um trabalho no Congresso Brasileiro de Transplantes, realizado em Florianópolis, Santa Catarina.

Com a temática “Intervenção da Comissão Intra-Hospitalar de Doador de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) para Aumento da Taxa de Doação – Uma Análise de Indicadores”, o trabalho também foi desenvolvido pela psicóloga Bruna Portes Maciel.

O trabalho aborda o aumento na taxa de conversão da doação de órgãos no hospital após o trabalho feito pela CIHDOTT a partir de 2018, quando 69,2% eram doados.

A partir daí, foi levantado um histórico de protocolos de morte encefálica no período de 2028 a 2022 e identificados os motivos das recusas na doação de órgãos e também que no horário da entrevista familiar, o contexto era um fator negativo na decisão dos familiares.

Com um trabalho de capacitação da equipe, treinamentos, prática do debriefing ao final de ada protocolo e fortalecimento de ações da equipe multidisciplinar, em 2022 houve um crescimento de 33% na taxa de conversão, aumentando de 69,2% para 92,3%.