20 Setembro

CIHDOTT realiza ação sobre a Doação de Órgãos

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do hospital Santa Casa de Maringá, promoveu nesta quarta-feira, 20, uma ação de conscientização ao Setembro Verde, que trata sobre a conscientização da doação de órgãos.

Na ação, os colaboradores respondiam perguntas sobre Doação de Órgãos e em seguida recebiam brindes.

A enfermeira e coordenadora da CIHDOTT, Renata Manholer, destaca a importância de falar abertamente sobre o tema, principalmente com familiares. “Atualmente não é necessário deixar um documento escrito com a intenção de doar órgãos em caso de morte encefálica. Basta que a pessoa comunique o desejo em vida com familiares de 1º e/ou 2º grau”.

De acordo com o relatório Semestral da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), no primeiro semestre de 2023, o Paraná liderou o ranking nacional de número de doações de órgãos para transplantes. Foram registrados 243 doadores de janeiro a junho.