18 Setembro

Equipe da Santa Casa realiza treinamento em Manejo de Pacientes em Psiquiatria

Diante de um aumento expressivo de casos de atendimentos psiquiátricos nos Pronto Atendimentos, se faz necessário alinhamento entre as instituições para discutir o manejo adequado dos pacientes de forma precoce, participaram nessa sexta-feira, 15, desta discussão enfermeiros, médicos, coordenadores e supervisores de algumas áreas da Santa Casa de Maringá.

Os pacientes atendidos na Santa Casa com demandas de psiquiatria são previamente avaliados e quando identificado a necessidade de internação em centro especializado são direcionados para a Clínica Estância Maringá, que atualmente é referência na região em transtornos psiquiátricos e distúrbios do comportamento, que podem ser causadas por dependências, ansiedade, depressão, bipolaridade, esquizofrenia e bordeline e burnout.

A supervisora de Gestão de Acesso, Kelye Cristina de Elias, destaca a importância da troca de experiência entre a Clínica Estância Maringá e os profissionais do hospital. “Quando identificada a necessidade de tratamento aos nossos pacientes na área de psiquiátrica, são encaminhados para o serviço especializado da Estância até a transferência do paciente ao serviço especializado ainda encontramos dificuldades em relação ao atendimento e manejo dos pacientes e familiares”.

A médica psiquiatra e responsável técnica da Clínica Estância Maringá, Lilian Fagion explica a importância do aperfeiçoamento dos profissionais do hospital. “O primeiro suporte é fundamental para controlarmos o quadro desse paciente e esse primeiro contato é feito por vocês, por isso a condução e o acolhimento são primordiais para o tratamento”.