06 Setembro

Santa Casa realiza treinamento sobre Perda Gestacional e Neonatal

A gestação é um período mágico, pois é a fase em que uma vida está sendo gerada. O momento é único e cercado de expectativas, emoções, ansiedades e curiosidades sobre o novo momento que está por vir. Porém, há casos em que a gestação é difícil e há alguma complicação ou após o nascimento é constatado algum problema de saúde com o bebê e isso pode gerar o óbito do bebê.

Nesses casos, uma equipe preparada para essas situações, desde a recepção dos pacientes, a atenção no atendimento e os demais procedimentos até o momento da alta são importantes para que a família se sinta acolhida.

Pensando nisso, colaboradores da Santa Casa de Maringá participaram de um treinamento sobre “Assistência à Perda Gestacional e Neonatal”, com a psicóloga Catiuscia Rodrigues Guerreiro. Ela explica o significado do luto. “O luto não é só perder alguém, é a perda de algo que tínhamos um vínculo. Quando falamos de luto perinatal, falamos de um bebê de 20 semanas completas de gestação até 28 dias de vida”.

Segundo ela, é preciso saber tratar o luto e reconhecer esse momento de dor e sofrimento dos pais em qualquer idade gestacional. “Muitas vezes esse luto não é reconhecido e tem a dor subestimada e ficamos com receio de falar sobre o tema, mas é o contrário, precisamos abordar a temática para auxiliar na superação, compreendendo tempo é muito individual.”

Em todos os procedimentos, há um procedimento a ser seguido, baseado em um protocolo internacional, em que o Hospital Santa Casa de Maringá é um dos pioneiros do Brasil no trato do óbito fetal e neonatal.

Após a transmissão da notícia para os familiares, eles são alocados em uma unidade privativa e uma sinalização é instalada na porta do local. Depois do nascimento, eles podem permanecer com o seu bebê a fim de ter mais tempo para sua despedida. Eles têm a oportunidade de um ensaio fotográfico do bebê e é coletada a digital plantar do bebê para a produção de uma carta endereçada aos pais. Toda a produção é entregue em uma Caixa de Memórias.

Ao longo do internamento, os familiares têm a oportunidade de conhecer e também se despedir do bebê, além do suporte voltado aos pais. Todos os familiares têm o acompanhamento da equipe multidisciplinar do Hospital Santa Casa de Maringá.